ABMG E O RESULTADO DA ELEIÇÃO NA CHAPA 1 (chapa única)

DOS ASSOCIADOS CREDENCIADOS AO  VOTO:

  • 95% Votaram
  • 5% Não votaram
  • 0% de voto em branco
  • 0% de volto nulo

Chapa eleita com 95% dos votos

A posse será marcada em breve

 

Conheça um pouco sobre cada um dos componentes.

MARIA ELIZABETH DE OLIVEIRA DA COSTA – PRESIDENTE

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG). Presidente da Associação no período de junho de 2016 a dezembro de 2017. Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora do Sistema de Bibliotecas UFMG nos períodos de (2006-2010) e (2011- 2013 nov). Presidente do Conselho Diretor da Biblioteca Universitária da UFMG (2006-2010 2011-2013). Autora dos seguintes Projetos Institucionais BU/UFMG: Criação do Centro de Extensão da Biblioteca Universitária – SB/UFMG; Criação de Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes, na UFMG. Criação do Setor de Apoio aos Alunos da EaD/UFMG e Programa Capacitar para os Servidores do SB/UFMG. Autora, proponente do projeto de extensão: Educação a distância na UFMG: bibliotecas polo de apoio presencial. Idealizadora e Membro Editorial da Revista Biblioteca Universitária: pesquisas, experiências e perspectivas do SB/UFMG (v.1). Coordenadora do Programa Pró-multiplicar da Capes, na UFMG (2010). Presidente (Gestão 2003-2005) no Conselho Regional de Biblioteconomia, 6a Região. Idealizadora e criadora do Prêmio Medalha Profa. Etelvina Lima no Conselho Regional de Biblioteconomia, 6a Região. Participou como convidada do Programa de Governo Intercâmbio Profissionais relacionadas à Informação e Cultura; em Chicago, Albany, Washington, Nova York. Atua principalmente em áreas temáticas que abrangem as seguintes questões: Bibliotecas Universitárias – Gestão de Pessoas, Gestão em Unidade de Informação, Competência Informacional, Extensão Universitária, Educação a Distância.

 

 

CLEIDE FERNANDES – VICE-PRESIDENTE

Mini-currículo

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e diplomada em Gestão de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado, no Chile (2014). Integra, desde 2015, o International Network of Emerging Library Innovators, implementado pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (CERLALC) e a Fundação Germán Sánchez Ruipérez. É coordenadora de projetos de incentivo à leitura da Red BiblioInnova, de bibliotecários da Iberoamérica. Atualmente é responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, instituição na qual tem desenvolvido, nos últimos onze anos, projetos de serviços bibliotecários, incentivo à leitura e formação de leitores nos setores Infanto juvenil, Carro-Biblioteca, Braille e Diretoria de Formação e Processamento Técnico de Acervos. Integra, como Coordenadora de Regionalização pela Secretaria de Estado de Cultura, o grupo de trabalho do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais.

 

JORGE SANTA ANNA – SECRETÁRIO

Mini-currículo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto "Implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais;, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa "Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos", financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas às gestão de coleções digitais.

 

EDCLEYTON BRUNO FERNANDES DA SILVA

Mini-currículo

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG) Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2017), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Integrante do Grupo de Pesquisa: Informação, Aprendizagem e Conhecimento: GIACO. Editor Ad Hoc da Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB). Tem experiência na Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do Conhecimento, Produção Científica, Produção Colaborativa, Metodologia da Pesquisa Científica, Gestão da Informação e do Conhecimento, Políticas de Informação, Competência Profissional do Bibliotecário.

 

 

MARIA CLEIA BORGES  – DIRETOR TÉCNICO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS.

Mini-currículo

MARIA CLEA BORES, brasileira, solteira, bibliotecária aposentada, RG. Residente em Belo Horizonte, Centro. Foi eleita Presidente pela segunda vez da Associação Friendship Force do Brasil. É presidente da Friendship Force Belo Horizonte. Foi vice-presidente e tesoureira da Federação Brasileira de Associações Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB e presidente da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais-ABMG eleita por quatro mandatos, onde antes de ser eleita  presidente, ocupou todos os cargos da Diretoria. Na Friendship Force exerceu o cargo de Diretora de Intercâmbios por mais de 30 vezes  no Brasil e em todos os cinco continentes. Enquanto Bibliotecária participou de Congressos, seminários, wokshops e outros eventos da área, no Brasil e fora do Brasil.

 

 

Conselheiros fiscais

Mini-currículo

ANDREA BRANDÃO

Mestrado Profissional pelo Centro Universitário UNA BH em Gestão Social Educação e Desenvolvimento Local (2013), Especialização em Gestão Estratégica da Informação pela Escola de Ciência da Informação ECI – UFMG (2005), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Bibliotecária documentalista lotada na Universidade Federal de Minas Gerais – Biblioteca Universitária Prof. Antônio Luiz Paixão – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de bibliotecas e produção científica. Gestão Pública. 

 

GRACIANE SILVA BRUZINGA BORGES

Mini-currículo

Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGGCI, da Escola de Ciência da Informação – ECI, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento – PPGGOC/ECI/UFMG. Consultora Técnica em Arquitetura da Informação com vistas à Gestão do Conhecimento de instituições públicas e privadas. Professora em Elaboração e Apresentação do Trabalho Científico. Especialista em Normalização Documentária [ABNT; Vancouver e APA]. Desenvolvimento de Arquitetura da Informação para sistemas de Ambientes Informacionais Digitais (AID). Ampla atuação em Capacitação de Equipes voltada para a Excelência no Atendimento ao Cliente. Forte interesse na área de Organização, Gestão e Uso da Informação, com ênfase em processos de tratamento da documentação pública e corporativa. Experiência em Disseminação Seletiva da Informação – DSI; Pesquisa Especializada em Fontes de Informação e Documentação Técnica; Serviços de Referência; Gestão Documental em Arquivos Corporativos; Pesquisa Bibliográfica. Participante do Programa de Incentivo a Formação Docente: PIFD/PROGRAD/UFMG. Membro permanente do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos – MHTX. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1783747582273202

 

TACIANE GOMES RODRIGUES

Mini-currículo

Bibliotecária, Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Informação. Atuou como estagiária em unidades de Informação e documentação como: Arquivo do Departamento Pessoal/UFMG, 2009 a out. 2010; Biblioteca Universitária UFMG – Período out. 2010 a março. 2011; Assembleia Legislativa de Minas Gerais  no período de Fev. 2011 a dez 2011. Trabalhou como bibliotecária documentalista em Empresas: como  Manabi S/A,  Construtora Andrade Gutierres. Trabalha com Normalização documentária. Atua em projetos de normalização, organização de arquivos documentais. Trabalha na empresa de Mineração. Forte interesse em áreas temáticas tais como: técnicas em documentação, gerenciamento de documentos, plano de classificação de documentos, suporte ao cadastro de documentos técnicos no GED, Interface com Serviço de help desk, distribuição  e manutenção de documentos técnicos de engenharia, organização arquivística em meio impresso e digital. Ajustamento  nas normas e procedimento técnicos documentais. Indexação de imagens.