I Seminário “O Programa Memória do Mundo da Unesco e o Patrimônio Documental Brasileiro”


DATA: de 3 a 4 de outubro de 2017.

LOCAL: Escola de Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) – Av. Antonio Carlos, nº 6.627, Campus Pampulha – Belo Horizonte/ MG

INSCRIÇÕES: grátis,  pelo e-mail memoriadomundo@arquivonacional.gov.br

Será oferecido certificado eletrônico

O Seminário que ocorre no marco dos 10 anos de atividade do Comitê MoWBrasil e no momento em que a UNESCO discute a reformulação do Programa Memória do Mundo Internacional, permitirá a pesquisadores e dirigentes de instituições de patrimônio e memória  discutirem as questões relativas ao reconhecimento, preservação e divulgação do patrimônio documental brasileiro.

Entre os palestrantes encontram-se representantes da UNESCO, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG, das diversas superintendências da Secretaria de Cultura de Minas Gerais e da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, profissionais do Arquivo Nacional, da Biblioteca Nacional, da Fundação D. João VI, do International Council of Museums – Brasil, além de professores e pesquisadores da PUC-GO, UEPAR, UFMG, UNIRIO e USP.

O programa conta com a participação da Bibliotecária Diná  Araújo que atua na Divisão de Coleções Especiais do Sistema de Bibliotecas da  UFMG e também membra do Comitê brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

A Conferência de Abertura será ministrada pelo Consultor do Programa Memória do Mundo Internacional, Dr. Ray Edmondson que vem ao Brasil lançar a tradução da 3ª edição de seu livro Arquivística audiovisual: filosofia e princípios. A Conferência de Encerramento Memórias do Ultramar: a América portuguesa nos arquivos lusitanos será ministrada pelo Prof. Dr. Caio Boschi da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG.

Mais informações ver: http://mow.arquivonacional.gov.br/

Apoio:  Sistema de Bibliotecas da UFMG.

 

PROGRAMAÇÃO

3/10 Terça feira

18h às 20h30 /Conferência de abertura

Memory of the World: a global affirmation Memória do Mundo: uma afirmação global

Dr. Ray Edmondson / Consultor Programa MoW Internacional/Unesco e Diretor da Archives Associates (Austrália)

Lançamento do livro Arquivística audiovisual: filosofia e princípios, de Ray Edmondson

 

4/10 Quarta feira

8h / Credenciamento

Mesas

8h30 às 10h / Patrimônio documental brasileiro

10h às 11h / Ciências da conservação

11h às 12h / Arquivos audiovisuais

13h30 às 15h / Nas fronteiras dos arquivos

15h às 16h30 / Patrimônio bibliográfico brasileiro

16h30 às 18h30 / Patrimônio museológico: memória e história

19h30 às 20h30 – Conferência de encerramento – Memórias do Ultramar: a América portuguesa nos arquivos lusitanos – Prof. Dr. Caio Boschi – Departamento de História/PUC Minas